Google
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

"O Ano em que..." será nosso concorrente ao Oscar.

Contrariando uma série de espectativas e uma pressão absurda tanto por parte da mídia quanto de uma parcela significativa da população em geral, o filme "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias", de direção de Cao Hamburger, será quem representará o pais pela disputa de uma das acirradas (e já nem tanto qualificadas) estatuetas do Oscar.

O filme, com uma enorme mão da poderosa Globo (que ao contrário do que divulgou, ela apenas CO-produziu o filme, isso é bem diferente de PRODUZIR), conta a história em dois paralelos.

Em um deles está o jovem Mauro, de 12 anos, que em 1970 está mais preocupado com o resultado da copa, e em torcer, do que com a situação política. Do outro lado estão seus pais, engajados pela luta contra a ditadura e que são o motivo óbvio do trecho do título "... meus pais saíram de férias". Os pais então deixam o menino com o avô, mas algo acontece com o avô e então o menino passa a ser cuidado por um vizinho de seu avô, um judeu solitário chamado Shlomo, funcionário da sinagoga próxima para o local onde Mauro vai. Daí então acontece toda aquela troca de experiências e amadurecimento mútuo que ocorre em todo filme do gênero, ou seja, se você gostou de "A Vida É Bela" ou de filmes com uma pessoa amarga que fica doce por causa de crianças, vai gostar desse. E pra não variar, coloca como pano de fundo a ditadura militar.

Existe uma diferença entre CO-produzir e PRODUZIR,
o site do filme é bem claro quanto a isso.

Apesar dos protestos que podem surgir em detrimento do filme mais falado do ano (e porque não dizer, pirateado?), a verdade é que a escolha foi correta em meu ponto de vista. Não questiono qual filme é melhor ou pior, pios apesar de ambos os filmes tratarem da violência (em épocas e formas diferentes), ainda assim são histórias completamente diferentes. "Tropa de Elite" é um filme que trata da violência do Rio de Janeiro e do cotidiano da guerra entre os policiais honestos contra tudo e todos. Já "O Ano em..." trata de assuntos que os acadêmicos do Oscar gostam mais de ver, que é a convivência entre jovens e mais velhos em períodos conturbados. Não foi com um filme nessa temática que vimos Central do Brasil perder (apesar de particularmente considerar "A Vida É Bela" melhor) o Oscar? Tentemos então fazer o jogo deles.

Agora nosso filme segue na disputa pela estatueta, e agora vai tentar ser uma das cinco melhores produções estrangeiras para então, finalmente, poder concorrer a ser premiado com a Estatueta. Até então somente podemos ter apreensão (pra quem torce para termos um filme brasileiro na cerimônia), desdém (pra quem não engoliu bem a indicação) ou indiferença (para quem não se importa com essas coisas) sobre quem irá concorrer conosco ou se iremos ao menos concorrer.

O resultado sairá no dia 22 de Janeiro de 2008, e a festa do Oscar, e a premiação, acontece no dia 24 de fevereiro.


Dessa vez não deu pro Cap. Nascimento levar o prêmio... Mas é ele só colocar na conta do papa e seguir em frente pra próxima missão... =D

* Mesmo assim gostaria muito de ter visto Tropa de Elite disputando o Oscar... =/
** Tropa de elite ainda pode concorrer em 2009 se os americanos considerarem o filme digno da indicação... O que acho difícil, pois para eles nosso filme é apenas "mais um" filme policial. =p

2 comentários:

Pk Ninguém disse...

Se eles não indicarem é só mandar eles pro saco, ou usar o cabo de vassoura que resolve!

Lucas Conrado disse...

Pra mim, "O Ano..." é um dos melhores (se não for o melhor) filmes nacionais de todos os tempos. É um concorrente muito mais forte que CDD, Central do Brasil ou mesmo Tropa de Elite.
Estou na torcida para que ganhe.

BlogBlogs.Com.Br