Google
 

sábado, 3 de maio de 2008

[Crítica] Homem de Ferro.

Iron Man, do Black Sabbath:
essa música toca mais no trailer que no filme.

Ficha do Filme:

Gênero: Ação
Direção: Jon Favreau;
Roteiro: Mark Fergus e Hawk Ostby;
Duração: Aproximadamente 126min.
Data de Estréia: 30/04/2008;
Parte do Elenco:
- Robert Downey Jr., como Tony Stark;
- Terrence Howard, como o militar e amigo Jim Rhodes;
- Jeff Bridges, como o antagonista Obadiah Stane;
- Gwyneth Paltrow, como a Pepper Potts;
Sinopse: A vida do inventor e maior fornecedor de armas do governo americano Tony Stark nunca mais será a mesma depois que ele é atacado e mantido refém por um grupo de rebeldes afegãos. Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir. Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Stark. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana. Quando Tony descobre um plano abominável com implicações globais, jura proteger o mundo como sua nova personalidade, o Homem de Ferro.
Classificação: Doze Anos.
Site Oficial:Iron Man Movie
Testemunhas:
- Eu;
- Esposa;
- Cunhado 1;
- Cunhado 2;
Local: Rede de Cinemas Kinoplex, sala 06, poltronas I09 até I13.
Incidentes:
- Nenhum.

Hoje assisti Iron Man.

Existe um indicador do quanto um filme é bom ou ruim quando você mede as reações do público (exceto quando é um filme como Sweeney Todd, onde a publicidade desfavorece o todo), é o silêncio do mesmo. Quando todos ficam calados no cinema em feriado/final de semana de estréia é por dois únicos motivos: é um filme muito ruim ou é um filme muito bom.

Homem de Ferro na minha visão está para a Marvel o que Batman Begins se tornou para a DC, ou seja, um marco. É um ponto de referência que não será de toda forma esquecido onde a bibliografia cinematográfica da Marvel se divide de agora em diante em A.H. (Antes de Homem de Ferro) e DH (Depois de Homem de Ferro).

Existem tantos pontos positivos no filme que é difícil fazer uma crítica que consiga de algum modo tirar o brilho da produção, mas crítica não é apenas falar mal de algo, também é elogiar (ao contrário do que muitos profissionais do ramo fazem). A única coisa ruim do filme é ter poucas cenas de ação, o que pode e espero que seja compensado na seqüência (claro que terá uma), mas pelo menos existem diversas referências no filme que dão a entender que dele sairá uma continuação e uma segunda produção. Torço apenas pro elenco se manter.

Pra começar se você é daqueles fãs que leu as aventuras iniciais do Homem de Ferro, esqueça a história e contenha-se na essência. Trata-se de uma nova origem do personagem, que apesar de parecer algo assustador para fãs mais antigos, é um deleite porque o mais importante é mantido, ou seja, a essência. Não fica algo inovador ou tosco, apenas mudam o cenário para o Oriente Médio.

Destaque positivo para as armaduras. Os efeitos especiais são rápidos o suficiente para não nos permitir perceber a computadorização gráfica. Apesar de saber que ela está lá, em cada cena do herói, tudo transcorre tão bem no telão que não se percebe quando é o Tony Stark fantasiado e quando não é.

A(s) armadura(s) de Homem de Ferro é(são) perfeita(s) e o modo como evolui durante o filme além de proporcionar ótimas risadas ainda faz com que você saia da sala acreditando naquele universo fantástico, uma sensação de "isto é real" muito superior, diga-se de passagem, a de Batman Begins (único filme que reconta origens que pode servir de base de comparação, e que presta, ao ponto de ser lembrado). Tudo que ela faz parece real e possível, fica até aquela sensação de "será que pode ser?" em pessoas que viajem um pouco mais.

A música está bem, mas não é perfeita. Falta rock onde deveria ter mais rock e quando tem as músicas parecem mal encaixadas, fica um ar de corte seco (quando o som é cortado no momento errado da edição) que somente quando assistir pela segunda vez eu saberei se foi impressão ou se é fato... Sim merece ser assistido uma segunda vez.

Outro capítulo a parte, e que merece, é a interpretação de Tony Stark. Robert Downey Jr (foto ao lado esquerdo). acerta em cheio na composição e no viver do personagem, sendo completamente fiel a imagem clássica do herói da Marvel: um, com o perdão da palavra, grande filho da p*ta. Ele consegue ser assustadoramente arrogante e consegue tudo sem perder a coerência com o personagem. Nem mesmo quando é herói o é do modo tradicional. E não parece interpretar Tony Stark, parece que é realmente o próprio encarnado no cinema. Tudo que faltou em Bruce Wayne sobrou em Tony Stark.


O herói mesmo, e o único do filme, é o fiel amigo Jim Rhodes (foto ao lado direito). Um militar amigo de alta patente do Tony e ambos são tão iguais quanto azeite e vinagre. É um personagem que poderia ter sido melhor aproveitado, mas que pelo rumo provavelmente vai utilizar sua armadura de War Machine ao lado do futuro chefe apenas na continuação. Amigo na medida certa e sem soar apenas ser mais um puxa-saco que acompanha as pessoas principais de filmes, esse encargo de "o que estou fazendo aqui" ficou para a Gwyneth Paltrow. E, reitero, fica o gostinho de que Jim Rhodes poderia ter participado como War Machine.

Em tempo, aconselho que vejam o filme até o final e constatem qual o plano real da Marvel para os próximos anos, provavelmente fará uma série de filmes com cada um dos vingadores e um final, com a equipe toda. Se você tem alguma idéia da formação original, ou mesmo nenhuma, vai a dica de qual prevejo que seja a formação dentro do universo atual da Marvel mesclado ao original (e dos filmes que a Marvel anuncia fazer:
- Iron Man: vejam seqüência final e entendam o pensamento da Marvel.
- O Incrível Hulk: dizem boatos que haverá uma participação do Homem de Ferro no filme, se for no nível da aparição especial do anterior deve ser outra *censurado*
- Capitão América: sim, a Marvel fará um filme do Capitão.
- Thor: Também teremos um filme do deus da Marvel.
- Wolverine: preciso dizer porque ele estaria nesse filme?
- Visão: mas esse deve aparecer apenas no filme dos Vingadores.
- Nick Fury: vejam Homem de Ferro. =)

Lembrando que são apenas especulações, logo, se eu acertar vou transformar essas frases em números e apostar na mega-sena...

De qualquer jeito Iron Man é um filme promissor que marca o início mais promissor ainda da própria Marvel entrando de sola no mercado de Hollywood e produzindo ela própria suas histórias ao invés de ceder direitos e permitir que fossem feitas monstruosidades vergonhosas como Hulk, Quarteto (nada)Fantástico, X-Men 3 e Homem-Aranha 3 e o mediano mas sem vida própria Motoqueiro Fantasma (filme de personagem bom mas que ficou sem sal por causa da produtora).

E encerro aqui minha opinião sobre esse grande lançamento que abre a temporada dos filmes que mais espero pro ano. E que venha Batman: The Dark Knight... Meus poucos caraminguás o aguarda... Falo pouco da história em si porque dessa vez ela será melhor saboreada no cinema. Um filme feito pra quem é e pra quem não é fã.

Nota: 9,0.

Veja o Trailer:



Outras curiosidades e sortes que passei:
- Trailer de Hulk;
- Trailer de Narnia;
- Trailer de Indiana Jones.
- Público queto em final de semana de estréia.

Fontes (imagens):
- Google Imagens;
- http://screenrant.com/archives/iron-man-movie-site-updated-1153.html

15 comentários:

BLOGDOED disse...

e definitivamente os quadrinhos invadem o cinema.

O público se tornou mais jovem ou os adultos não querem mais crescer???

Me pergunto isso enquanto penso quando verei o IRONMAN

Anônimo disse...

Oie...
pelo que você começou a falar do filme deu vontade de ver... só que parei no meio se não estraga a surpresa!!!
muito bom o blog!

Rosangela Ataide disse...

Sempre gostei de quadrinhos e acho fantástico o fato deles passarem a filmes, essa pode ser uma forma de se resgatar as atividades de infancia, de repassá-las para essa nova geração e de matar a saudade de nossos heróis infantis!
Seu blog é show!
Zanny10
http://zanny10narede.blogspot.com/

Um cara disse...

Cara uma decepção recente no cinema que eu tive foi 10.000 a.c.

Espero não me decepcionar com Iron man, pelo trailer, que já vi várias vezes, acho que a decepção não existira, assim espero, ultimamente tenho me decepcionado muito com o cinema.

Anônimo disse...

eu assisti o filme e adorei... Fiquei surpresa porque esperava bem menos.

Um professor meu faliu uma vez que o excesso de filmes de super herós dos quadrinhos á ausência de heróis na nossa realidade atual....
fica a dica pra pensar.

e feliz ao que s ediz do batman. Eu adoro o batman!
rs

Rafael Gierwi disse...

Ainda não asisti o filme, mas quero muito. Sou fã de quadrinhos então essa é mais uma oportunidade pra ver um deles na telona.Iron Man deveria tocar mais no filme também, é um clássico.

Everaldo Ygor disse...

Olá, Dragus, tudo bem por ai?
Eu ainda não assisti ao filme, mas confesso que o seu relato empolgou por aqui, pois estava meio desconfiado do Iron Man...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Pâm disse...

Vc me deixou com vontade de ver o filme!

hsuahsuahsa

Dei uma olhada nos outros posts!
Ótimo o blog!
=D

Unknown disse...

Filme é muito bom mesmo....

abraço!

www.locupletado.wordpress.com

Morales disse...

Nossa muito loco o treailer!!!

abç

http://horcruxesdohp.blogspot.com/

1 disse...

Esse eu vou querer assistir, espero que nao seja um fracasso, como eu ja ouvi alguns falarem.

A historia parece ser bem legal, e em acordo com os quadrinhos.

So nao concordo com uma coisa, pq os sequestradores de Tony Stark tinham que ser afegãos??? Maldito imperialismo americano. rsrsrs

Anônimo disse...

Olá! Tudo bom? Espero que sim.

Hhhmmm sinceramente eu não sou muito fã de quadrinhos que viram fimes, porque sempre prefiro os quadrinhos e sempre que assisto aos filmes, acho que a essência da história foi perdida.
Mas estou super curiosa para ver Iron Man, até porque não conheço através do quadrinho. Vi o trailer apenas quando fui assistir "A Lenda" e gostei da música do Sabbath estar nele rs.
Aahhh essa é extremamente e particularmente a minha opinião e preferência. =]]

Tenha um ótimo final de semana.

Visite >> http://carolices.zip.net

Alcione Torres disse...

Legal! Estou ansiosa para ver!

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Anônimo disse...

Desses filmes de super-heróis, o único que me chamou atenção e que eu fui conferir no cinema foi o Homem Aranha.

E fala sério, a música é a melhor coisa do trailer XDXD

Douglas Lopes disse...

Esse filme eu adorei assistir no cinema

gostei do seu blog, vou começar a acessá-lo mais seguida. Abraços!

Ganhe dinheiro só por estar conectado - INTERNET DISCADA OU ADSL

BlogBlogs.Com.Br