Google
 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Agora é oficial: Empresas de TV a Cabo não podem cobrar ponto extra.


Semanas atrás eu noticiei aqui que a ANATEL divulgaria as novas regras de televisão a cabo, que afetariam de modo indigesto, principalmente para as operadores, o velho argumento da pirataria de sinal - que veiculavam muito. - onde se você fosse assinante de alguma emissora e fizesse um puxadinho pro resto da casa, seria processado, pagaria multa, o queimariam na fogueira e ainda iriam te cortar a televisão.

Não é assim que a ANATEL compreende, e atendendo a uma demanda que começou principalmente em São Paulo, em virtude de muitos, mas muitos mesmo, processos contra operadoras de televisão a cabo que entendiam que quando você paga pelo sinal por assinatura, você quer o sinal e não o maldito decodificador.

Logo, se você andou tendo problemas com algumas operadoras, como a NET-Rio porque eles andaram bloqueando suas televisões para obrigá-los a pagar por querer ter NET na casa toda - e não apenas onde fica o decodificador, ou melhor, a caixa de pandora. - agora pode pegar seu telefone e se preparar para uma nova e longa briga, ainda mais agora que a NET andou trocando o sistema dela para JUSTAMENTE impedir o povo de assistir aquilo que paga no lugar onde quiser em casa e não aonde a NET obriga.

Com essa nova lei milhares de instaladores de televisão a cabo ficam tristes, pois agora que o "puxadinho" da TV a Cabo se tornou oficial o "por fora" deles deixou de ser "por fora". Virou por dentro.

As operadoras tem 180 dias para adequarem seus modelos as novas regras. Como isso deve afetar os pacotes? E quem se sentiu lesado quando de repente a televisão do quarto parou de exibir determinados canais só porque a operadora bloqueou o sinal mudando o decodificador?

Existem outros detalhes interesantes que interessam principalmente a quem tem, e a quem pode ser vítima de uma Operadora de Telemarketing...

O novo regulamento pode ser acessado aqui: Resolução No. 488(...), em formato PDF, se não tiver vá em http://www.adobe.com e pegue o seu. =D

Ainda falta ver como as operadoras vão lidar com a contrapartida, ou se o modelo de decofidificador vai mudar para atender as novas regras da Anatel... Ou se surgirão modelos genéricos e tudo mais. Quero ver também como farão para repassar o "prejuízo" ao consumidor (isso não vai ficar por isso mesmo...)...

Fontes:

8 comentários:

Otávio B. disse...

Bom saber disso cara, essas empresas não se cansam de explorar, e o serviço nem sempre é dos melhores...

Abraço


http://espadadotemplario.blogspot.com/

Marcelo disse...

ainda bem q nao tenho tv a cabo heh

Unknown disse...

sempre achei que não deveriam cobrar ponto extra mesmo, que bom saber dessa nova lei, agora sim em vigor, mas acho que isso não vai ficar assim não, ainda vai dar pano pra manga e vão mexer no nosso bolso de alguma outra maneira.
Sucesso, bjkssss e parabéns pelo blog

Bruno iDC disse...

Cara, em algum momento desse ano eu ouvi falar sobre esse assunto. Mas agora parece que é p/ valer. Gostei! Algo que beneficie o consumidor..

[]'s

Arthurius Maximus disse...

Já não era sem tempo, a mesma coisa podia acontecer com a banda larga. Quando FHC lançou as bases para a privatização, enfiou essas mamonas no povo para dar "atratividade" para as empresas. Pura balela. Tornou apenas os serviços caríssimos (são os mais caros do mundo) e impediu que mais brasileiros aproveitassem essas facilidades. Nada justifica TV a Cabo a 200,00. Da mesma forma que quase 2,00 por minuto de celular pré pago também é puro roubo. Mas isso já é outra história.

Anônimo disse...

resumindo: Sky faz propaganda enganosa... com aquele: "E ponto adicional grátis!"

Climão Tahiti disse...

Arthurius:

Se não me engano no TJ de São Paulo há uma jurisprudência na qual os provedores de banda larga de lá, no caso: Speedy, Virtua, etc, são impedidos pela justiça exigirem provedores por considerarem tal procedimento crime de venda casada.
O entendimento dos juristas é: você assina pela banda larga, só pode ter o resto se quiser e não obrigado pelos provedores. Não deve demorar muito e essa mentalidade também vai se alastrar para a Banda Lsrga.

Poly:
Na verdade não, ao menos no antes do regulamento ser publicado não era. Mas eles devem ter sacado o problema que ia acontece com o novo regulamento e... Se adiantaram.

Patrícia Andréa disse...

Bom saber disso!
Espero q isso seja cumprido na prática!
bjus e boa semana
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

BlogBlogs.Com.Br